ANTI-AGING
Exames de sangue para detectar baixos níveis de determinadas hormonas ou excesso delas, colesterol alto, análise doa hormonas da tiróide, testosterona, estrogénios, melatonina, quantidade de nutrientes no sistema sanguíneo, tudo isso faz parte do dia-a-dia da medicina preventiva anti-aging, baseada especificamente na detecção precoce de doenças, prevenção do envelhecimento e tratamentos de emagrecimento, bem estar e rejuvenescimento.
90% das doenças em adultos são conseqüência do processo de degeneração causado pelo envelhecimento.Isso inclui tanto as condições estéticas como aumento de peso, rugas e sulcos, como doenças do coração, cancros, diabetes, obesidade, stress crônico, tensão alta, osteoporose, doenças auto-imunes, glaucoma e o Alzheimer. E é aí que entra a Medicina Preventiva e os tratamentos oferecidos em clínicas como a MEDICALSTETIC práticas já reconhecidas e utilizadas por um público que acredita que a prevenção é o melhor remédio.
Tudo começa a partir dos trinta anos, quando homens e mulheres passam a sentir dificuldade em perder peso, diminuem a disposição e energia para se exercitar, perdem a capacidade funcional corporal e a imunidade.
“Todos nós sabemos que é realmente muito difícil manter a linha e a aparência jovem, sem os exercícios físicos. Porém, com o passar do tempo, é preciso um "empurrãozinho" na energia para seguir um programa de emagrecimento e é exatamente isso que a Medicina Preventiva faz”.
ANTI-AGING | MEDICINA PREVENTIVA: O QUE É?
Prolongar a qualidade de vida é um dos principais objectivos da nossa sociedade.
A saúde de cada um de nós é o resultado das escolhas que fizemos ao longo das nossas vidas; é a soma do que foi a nossa vivência até ao dia de hoje. A saúde da nossa mãe durante a nossa gestação, a medicação tomada, a alimentação que tivemos, os químicos a que fomos expostos, os genes de que somos portadores, o stress, a poluição ambiental, as relações inter-pessoais, o exercício físico que praticamos e outros factores criaram o nosso actual estado de saúde.
A saúde é determinada pelo que os nossos genes “mandam” as células fazer. Sabe-se hoje que o nosso estilo de vida tem um tremendo impacto nos nossos genes, na expressão genética. Assim, como aquela de determinaram, de certa forma, a nossa predisposição as doenças, o nosso estilo de vida pode fazer a diferença entre elas se desenvolverem ou não.
Para, com o decorrer dos anos, não perdermos as nossas capacidades físicas e mentais é forçoso encontrarmos o estilo de vida que é mais conveniente a nossa saúde, a fim de darmos qualidade e vitalidade aos longos anos de existência.
“Dar Vida aos anos e Anos à vida”
A QUEM SE DIRIGE A CONSULTA DE ANTI-AGING?
O programa de Anti-Aging dirige-se a todas as pessoas com mais de 35 anos de idade que, apesar do passar dos anos, querem:
sentir-se jovens e deixar transparecer essa juventude para a sua aparência física;manter as suas capacidades físicas e intelectuais em excelente forma;optimizar a sua saúde, prevenindo as doenças cardiovasculares, tumorais, osteo-articulares, neurodegenerativas, entre outras.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE UM PROGRAMA DE ANTI-AGING?
A nível mental/cognitivo:
melhora o rendimento intelectual: a memória, a capacidade de concentração, a velocidade de raciocínio;melhora os sintomas relacionados com o declínio das hormonas em geral (irritabilidade, tristeza, depressão, entre outros), com ênfase para as hormonas sexuais masculinas e femininas (diminuição do desejo sexual, por exemplo);aumenta a vitalidade e a sensação de bem-estar, em geral.
A nível físico:
melhora os sintomas físicos relacionados com o declínio hormonal, principalmente das hormonas sexuais masculinas e femininas (menopausa / andropausa): combate a fadiga, secura vaginal, impotência, perda de massa muscular e óssea, diminuição das capacidades físicas, perda da elasticidade e hidratação da pele, entre outras;melhora a condição física, aumentando o tónus e a massa musculares, a flexibilidade e os reflexos; diminui a percentagem de massa gorda;aumenta os processos de reparação e revitalização celular, diminuindo os factores que influenciam o envelhecimento das células;diminui o risco de varias doenças, tais como as cardiovasculares, neurodegenerativas e oncológicas;melhora as defesas do organismo contra as doenças em geral.
PROGRAMA DE ESTUDO / AVALIAÇÃO
Inicia-se com a colheita minuciosa da história clínica, seguida de uma série de exames detalhados, que abrangem diversos parâmetros relacionados com o envelhecimento:
avaliação de idade biológica;
estudo da composição corporal;
avaliação do sistema gastro-intestinal e função digestiva;
avaliação das funções cardiovascular, respiratória;
estudo do sistema músculo-esquelético;
estudo psicológico, cerebral/cognitivo;
rastreio oncológico;
exames laboratoriais:
estudo bioquímico/metabólico;
estudo hormonal: perfil hormonal feminino e masculino, hormonas das supra-renais, da tiróide, etc.)
marcadores tumorais;
marcadores de risco cardiovascular;
estudo das intolerâncias alimentares (ex: A200);
estudo detalhado da flora intestinal (ex: "Disbiose Intestinal");
perfil dos ácido gordos;
perfil vitamínico, mineral,...;
estudo dos metais pesados (mercúrio, alumínio, chumbo,...);
brainscreen e perfil dos neurotransmissores (melatonina, precursores da dopamina, serotonina, noradrenalina estudos genéticos: nutrigenético e anti-aging (risco relativo de desenvolver determinadas patologias, como o cancro, as doenças cardiovasculares, etc.);
outros...
Após a realização de todos os exames, obtém-se um perfil personalizado do envelhecimento de cada indivíduo, de onde se destacam as áreas em que se deve centrar o tratamento;
TRATAMENTO
Após realizados todos os exames, obtém-se um perfil personalizado do envelhecimento de cada indivíduo, de onde se destacam as áreas em que se deve centrar o tratamento.
Com base nestes elementos, desenvolve-se um plano de tratamento, elaborado em estreito dialogo com o paciente e “à sua medida”, ou seja, o mais personalizado possível.
As áreas de intervenção do tratamento anti-envelhecimento são muito abrangentes:
Tratamento nutricional: “nós somos o que comemos”, daí a importância de se desenhar um programa nutricional adequado às necessidades e problemas de saúde de cada individuo, para se optimizarem os seus efeitos;
Administração de suplementos alimentares: anti-oxidantes, vitaminas, minerais, oligoelementos, aminoácidos, ácidos gordos,... com os objectivos de suprir as necessidades de cada paciente, de reparação do organismo e de melhoria das suas defesas, entre outros;
Administração de hormonas ‘bio-idênticas” (hormonas naturais, com composição muito semelhante à das hormonas humanas: mais eficazes e com menos efeitos secundários), se for necessário restabelecer os níveis hormonais óptimos, de forma a minimizar os efeitos deletérios do seu declínio, com o envelhecimento;
Programa de exercícios mentais, para manter uma boa função cerebral, minimizar os efeitos do stress e o deterioro das funções cognitivas;
Programa de exercício físico, completamente feito à medida da forma física, patologias, necessidades e outras características de cada individuo, incluindo, sempre que possível, exercícios que comprovadamente contribuem para o aumento da longevidade. Este programa é elaborado, sempre que possível, por um Fisiologista do Exercício, com a colaboração de um Personal Trainer, e em consonância com a Nutrição, a fim de optimizar os seus resultados.programa de recuperação motora: Fisioterapia.
Ensino de técnicas de relaxamento e de combate ao stress.reflexão sobre o estilo de vida mais adequado a adoptar, atendendo, sempre que possível, às indicações do estudo genómico, com o intuito de melhorar o estado de saúde, prevenir a doença e aumentar a qualidade de vida do utente.