top of page

NUTRIÇÃO NAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

 

 

Os hábitos alimentares nos países desenvolvidos favorecem o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Uma alimentação rica em em gorduras saturadas e em colesterol leva a uma deposição de colesterol e outras gorduras nas artérias.

Deve-se previligiar a ingestão de gorduras insaturadas em detrimento das gorduras saturadas, pois previne a  saúde cardiovascular. A redução de colesterol e de gordura saturada é um dos passos mais importantes na prevenção destas doenças, aliado à prática de exercicío físico e hábitos saudáveis.

Existem factores relacionados com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como a HTA, obesidade, diabetes e aumento dos niveis sanguíneos de colesterol (LDL). Estas merecem especial atenção visto serem aquelas que apresentam maiores benefícios de intervenções nutricionais.

Desta forma uma mudança dos hábitos alimentares, baseado nas necessidades calórias de cada individuo, com uma ligeira restrição calórica nos casos de obesidade e excesso de peso, na redução do consumo alimentos ricos em gordura saturada, hidrogenadas  e colesterol, na redução de sal e açúcares simples, e no aumento de fibras alimentares e antioxidantes, representam as intervenções nutricionais específicas para as doenças cardiovasculares.

 

bottom of page