NUTRIÇÃO NA GRAVIDEZ E AMAMENTAÇÃO
Gravidez
Esta é uma fase muito importante na vida das mulheres que requer cuidados principalmente com a alimentação.
A saúde da criança que vai pôr no mundo nove meses mais tarde depende da maneira como se alimenta, bem como das reservas de nutrientes que tiver contituido nos meses anteriores.
Para que o recém nascido venha em plena saúde, aconselhamos a que se faça uma boa alimentação antes da concepção.
Todas as mulheres que pretendam engravidar dererão receber orientação nutricional 4 a 6 meses antes da concepção, ao longo da gravidez e após o parto.Esta orientação deverá ser individualizada tendo em linha de conta os antecedentes pessoais.
A alimentação da grávida deve ser variada, equilibrada nutricionalmente. Existem necessidades aumentadas de micronutrientes como: ácido fólico, ferro, cálcio, Iodo….
O aporte de calorias só deve aumentar a partir do 2º trimestre de gravidez. O mito de que uma mulher grávida deve comer por duas não é verdade, por vezes basta um aumento 300Kcal/dia, tendo sempre em conta os factores metabólicos, que são diferentes de pessoa para pessoa.
Amamentação
Uma alimentação saudável é tão importante para uma mulher grávida como para uma mulher lactante.
Nesta fase deve existir especial atenção para satisfazer as necessidades nutricionais, visto existir um aumento das necessidades em quase todos os macro e micro nutrientes. É necessário particular atenção a alguns ácidos gordos essenciais (peixes, noz…), Cálcio ( produtos lácteos) Ferro (carnes vermelhas, aves, peixes…), entre outros.
Não deve abusar dos excitantes, como café, chá, chocolate, refrigerantes e ainda menos do álcool, pois todos passam para o leite.
Não faça dietas restritivas durante a amamentação, excepto sob orientação de um profissional qualificado. É importante ter uma alimentação o mais variada possível para garantir a qualidade do leite.
Beba bastantes líquidos: como água, sumos naturais…
Aprenda a comer durante, ao longo e após o parto, especialista em Nutrição Clínica